quarta-feira, 8 de maio de 2013

ALGUNS CASAIS DO DISTRITO E DA VILA DE MARRUÁS

 

Vila de Marruás - Vista Parcial 
Foto: Marcionília Oliveira

Coronel Eufrásio de Oliveira e Doninha Jatai

Humildes (Mildo) Sobreira e Cristina Jataí

Aureliano Cavalcante Mota e Amélia de Carvalho Mota

Enéas Alves Mota e Anélia Mota


Ataciso Cavalcante Mota e Luzia (Nenzinha) Sobreira Mota

Alice Mota e Abdon Cavalcante

Adauto Cavalcante Mota e Ana Custódio Mota
Adalberto Bastos e Maria Cavalcante Mota (Mariquinha)

Ana Dolores Cavalcante e Agostinho Mota
 
Domingos Alves Cavalcante e Isabel Mota

Absolon Mota e Natália Cavalcante

Alaor Mota e Edília Jataí

Tunica Andrade  e Manezinho Pedrosa (ao centro, a filha Cecília)

Luizinha Andu e Toinho da Cunha

Budu e Nenen (Todos os Santos)


 Nenen Misael Cavalcante e Rosália Sobreira de Melo

Clóvis e Lili de Melo

Francisco Olímpio Cavalcante e Rosália Maria

 Meranda Barreto e Riva Lima

Lunarda Andu e Miguel Martins

Alberto de Sousa Mota e Maria Bastos

João Andu e Mariosa Tomé
 Joana e Inácio Vitória

Vicente Cavalcante Mota (Ioiô) e Mundeza Pedrosa


 Raimundo Nazaré e Maria

 

17 comentários:

  1. Estou amando viajar pelo seu blog! Você não teria fotos do Sr. Flávio Victor Cavalcante Mota, da Fazenda São Martins, em Marruás, que casou-se com Maria de Sousa Cavalcante (da Fazenda Barra Nova, irmã do Pai Senhor)? São meus bisavós. Queria muito ver uma foto deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Seu Flávio Victor Mota era primo e muito amigo de meu pai, Alaor Cavalcante Mota. Por essa relação e por eu ter sido funcionário do Banco do Brasil muito jovem, fiquei amigo do seu Flávio Victor.
      E algumas curiosidades: o avô do meu pai era Victor Cavalcante de Carvalho (foi casado com Maria Luciana de Barros Mota) e um de seus filhos se chamava Victor Cavalcante de Barros Mota (este último fez parte do Conselho de Intendência do Município de Tauá, entre 1890 e 1892) .

      Excluir
    3. Anderson que informação interessante!! Estou fazendo a arvore da família e Victor Cavalcante de Carvalho é meu antepassado. Queria saber os nomes completo dos pais dele e da Maria Luciana De Barros MOta. Consegue me ajudar?

      Excluir
  2. Eu estou me deleitando saber muito mais sobre personalidades de Marruás, embora não seja um descendente de família deste lugar, mas faz parte de nossa história, pois eu e meus pais, Elizeu de Freitas Alves e minha mãe Maria Júlia Alves, moramos na fazenda Santa Rosa, próximo a Marruás, de 1967 a 1968 quando eu tinha cinco a seis anos de idade e a história de Marruás nos pertence um pouco. Hoje residimos na cidade de Canindé/Ce, então ao observar o acervo iconográfico procurei fotos do, Sr. Manuelzinho Mota, do Sr. Ladislau (falecido em agosto de 1967), foto do Sr. Sousa e do Sr. Francisco Misael Cavalcante a quem nós tínhamos mais contatos em virtude das compras semanais em sua mercearia.

    ResponderExcluir
  3. Sou de Mombaça,mas precisamente do distrito de Carnauba visinho de Marruas,o nome do Meu Avô era Candido José da mota,meu pai falava que seus tios eram do Sitio todos os Santos e falava muito no tio Nenem Misael,meu avô morou um tempo em fortaleza com a sua familia,morera em São Luiz DO Curú e a familia regressou posteriormente ao local de origem"Sitio Recanto - Carnauba",ele falava tambem em um tio de nome Julio Sudário, Rapaz velho , porém namorador.Gostaria de mais informações se possível,pois sou o mais jovem neto do Senhor Candido José Da Mota e meus familiares não são ligados às raizes familiares.Esse Nenen Misaelda foto acima Seria alguma familiar do meu avô?Meu pai tambem falava muito em seu mingo,adalto,absolon entre outros...Será que são meus parentes?Tenho uma filha de 14 anos e penso em montar uma arvore Genealógica regressiva para deixar um norte de onde ela veio.Contato Cicero Mota 88 996660335 88 35832175

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cícero Mota! É bem provável que Nenen Misael seja parente de seu pai, ele Nenen era filho de Maria Filha da Mota que era irmã de Aureliano Cavalcante Mota, casado com Amélia Carvalho Mota (meus avós), pais de Adauto, Absolon, Alaor, Ataciso, Ademar, Abílio, Alice, Mariquinha, siá Bela Seu Mingo era casado com Siá Bela (Isabel) que era irmã de Adauto, Absolon, etc. Todos já falecidos. Seu Júlio Sudário, eu conheci. Ele solteiro, porém teve vários filhos, com várias mulheres, em Tauá mora uma filha dele.Em Mombaça mora um Comerciante Antônio do Celso que é dos Mota da Carnaúba que é, inclusive sobrinho de seu Mingo.Indo a Mombaça procure conversar com ele, o referido tem comércio de cereais (bodega), acho que é na antiga rua Tauá. (nome de seu pai e sua mãe?Talvez facilitasse...)

      Excluir
  4. Meus avós são dái, minha avó é Ademir Sobreira Mota depois que casada com meu avô Israel Oliveira Silva Neto adotou o sobrenome Oliveira, meus tios Chico, Lídia ainda se encontra em Tuá, assim como meu tio Raimundo por parte de Vô, a mãe dela se chamava Ana, vovô n me recordo Sobreira, seus irmãos, Azarias, Adail,....pq não os encontros, já que eles foram os mais velhos, nascidos ambos no dia 06/06/1921 em Marruá e olho dágua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! meu bisavô é Nadir Sobreira Mota, estou fazendo a arvore da familia, posso te ajudar com algumas poucas informações que tenho, Azarias Alves Sobreira e Anna Barros Motta eram os pais dele. Da parte do Azarias só consigo chegar ate o nome de Domingos Alves Sobreira casado com Thomasia Maria Sobreira e da parte da Anna chego ate Victor Cavalcante de Carvalho

      Excluir
  5. Olá boa tarde, me chamo Oduvaldo Girão Mota Junior, o Mota por parte do meu avô Francisco de Oliveira Mota e minha abisavó Maria de Oliveira Mota, e gostaria de saber as minhas ramificações e parentes dos Mota em Tauá-CE

    ResponderExcluir
  6. Estou montando a arvore genealogica da familia mas me perdi em um unico registro encontrado. Tratava-se de um casamento de Luis de Sousa Mota e Filomena Marques Veras na fazenda poço da onça em 1910. Se a senhora souber alguma informação a respeito dos mesmos ficarei grato.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Meus avós maternos são de Ipiaú alguma das minhas tias nasceram aí mas, se mudaram para o município de Itati Bahia ainda crianças. Ela procuram por pessoas da família de Elpidio Esperidião dos Santos. Se souberes alguma informação a respeito dos mesmos ficarei grata. A maioria da família assim como eu, moramos em Itu São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Sou nascido em Tauá. Filho de Adail Sobreira Mota e Dasinha Solon Mota. Neto por parte de pai de Azarias Alves Sobreira e Ana Mota. Neto por parte de mãe de José Solon Mota e Branca Mota

    e-mail: ffsobreira@gmail.com facebook: https://www.facebook.com/fernando.sobreiramota

    ResponderExcluir
  9. Muitoa fazer essa viagem pela a nossa historia👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito de ver um pouco da história da cidade aqui, isso e muito importante para as futuras gerações saberem de seu passado. Mas eu gostaria de saber mais sobre o Toinho da Cunha que foi casado com a Luizinha Andu.

    ResponderExcluir