sexta-feira, 8 de abril de 2011

LIVRO JOAQUIM DE SOUSA BASTOS

Escritora lança biografia sobre Joaquim de Souza Bastos

Por: Edmilson Barbosa

"Repercutiu mui positivamente o lançamento do livro Joaquim de Souza Bastos, de autoria da escritora Anamélia Custódio Mota, no Centro de Eventos da Igreja de São José, na noite deste último sábado, em Tauá.
A obra retrata a trajetória do menino de origem humilde, nascido no distrito de Marruás, que além de ex-prefeito e líder político com grande influência no cenário tauaense, tornou-se empresário de sucesso, com empreendimentos para além o estado do Ceará.
No evento, compareceram familiares, personalidades, políticos e, sobretudo, amigos do biografado, bem como da biógrafa. Acompanhado da Banda Municipal de Tauá, que executou o Hino Municipal, a Mesa foi composta das seguintes pessoas: o médico Ed Wilson Custódio Francelino (idealizador da homenagem), a autora Anamélia Mota, o biografado Joaquim de Souza Bastos, d. Leda Bastos (sua esposa) e seus filhos Edmilson, Souza Júnior e Maninho, além do atual Presidente da Câmara Municipal de Tauá, advogado Marco Aurélio Gomes de Aguiar (oportunidade em que também representou o Vice-Governador, Domingos Filho e o Deputado Federal, Domingos Neto), o radialista Radir Rocha (atual secretário de cultura de Tauá), o vereador Wellington Cavalcante, e o médico Hidelbrando Mota (representando todos os amigos do homenageado).
A obra foi apresentada pelo presidente da Academia Tauaense de Letras, Prof. Feitosa, que expôs o mérito do homenageado e enfatizou a qualidade do trabalho da autora. Os oradores que seguiram ressaltaram aspectos da história de vida de Souza Bastos, congratulando-se com a autora pela justa homenagem.
A obra, além de bem escrita e de fácil compreensão, foi fruto de intensa pesquisa junto a pessoas que testemunharam a saga Joaquim de Souza Bastos, e de igual modo revelou traços genealógicos do chamado Clã do Campo Preto, podendo-se nela encontrar referências para diversas famílias que compõe a parentela dos “Mota”, de Marruás.
Quem quiser adquirir a obra, pode encontrá-la junto à residência da escritora em Tauá ou pelo telefone 85-99777962, porém deve se apressar, pois somente restam poucos exemplares.
Parabéns à autora e ao biografado!". 
DATA DO LANÇAMENTO DO LIVRO: 19 de fevereiro de 2011
Comentários:
Ed Wilson Custódio Francelino disse: 23 fevereiro 2011  PARABÉNS PELAS LETRAS. ARTIGO MUITO BEM ELABORADO E SINTÉTICO. DISSE TUDO!
Jorge Luis disse: 27 fevereiro 2011 Mais uma vez essa grande autora se destaca. Parabéns pelo sucesso e pela magnífica pesquisa e obra.
Italo Mota disse: 27 fevereiro 2011 A Obra escrita por Anamélia Custódio relata a história de vida de Joaquim de Sousa Bastos, destaca as conquistas e as vitórias de um homem que venceu pelo trabalho, com força e determinação. Precisamos destacar esses exemplos como forma de valorizarmos no dia a dia nossa capacidade de sonhar e buscar tudo aquilo que nós sonhamos com perseverança e acima de tudo com muita dedicação.
Francisco Jose Mota disse: 28 fevereiro 2011Sobre a biógrafa sou supeito de falar, pois tornei-me seu fã e admirador, desde que, em prefácio de um livreto meu, demonstrou todos seus conhecimentos sobre literatura e o interesse por ela. Mas, sobre a obra, em que pese o fato de o prefaciante, Presidente da ALT e seu ex profoessor, não ter deixado quase nada a acrescentar, considero-a de importância ímpar não só pelos merecimentos do biografado, mas principalmente por todo o seu conteúdo, onde são demonstrados seu empenho nas pesquisas, sua capacidade nas exposições e sobretudo seu inegável faro de escritora que a cada se firma mais ainda como tal.
Acerca do biografado quaisquer comentários sobre sua irrepreensível conduta cidadã seriam dispensáveis. Mas, na pessoa dele, cujas existência e atuação acompanhei-as, à distancia curta, pude comprovar, desde que o conhecí um grande mérito: saber distinguir-se quanto atua como cidadão, como cristão, como político ou como comerciante. Isto é mérito que encontramos em pouquíssimas pessoas.
De parabéns, portanto, pelo seu trabalho, estão você, o homenageado,Tauá e toda a Região dos Inhamuns, Partiicularmente, me orgulho, porque ambos, biógrafa e biografado, pertencem ao clã “campo preto”, do qual descendo. Um abraço Anamélia e siga em frente, você ainda tem muito o que nos oferecer.
Beijos. PINGUIM

Pérola Custódio disse: 28 fevereiro 2011 Histórias como essas nos enchem de orgulho e nos fazem crer na força que existe um sertanejo determinado.
Paloma Custódio Francelino disse: 28 fevereiro 2011 Belissímas letras, que de tão significantes chegam até a zona norte do nosso estado!Parabéns!
Ana Vale disse: 2 março 2011 Esse é o grande papel daqueles que amam as letras. Tornar público histórias aparentemente esquecidas. Joaquim de Sousa Bastos é exemplo para muitos. Como homem público muito me ensinou quando ainda pequenina. Parabéns ao homenageado.Parabéns à autora.
Marcos Aurélio Cidrão C. Mota disse: 2 março 2011 Parabenizar a escritora pela coragem na escrita e por visualizar e reconhecer uma história tão rica como a de Joaquim de Souza Bastos, líder político, empresário forte, uma das figuras mais Ilustres do meu Marruás. Parabéns Anamélia, Parabéns Seu Joaquim.
Telma Pimentel Moura disse: 2 março 2011 Parabéns a autora Anamélia Custódio pelo trabalho que realizou, ficou maravilhoso. Biografia como a do Sr. Joaquim de Sousa Bastos deveria servir de exemplo para muitos, com seu exemplo de trabalho e chefe de família. Parabéns também ao Sr. Joaquim de Sousa Bastos e sua família.

Há muito tempo que não leio um artigo de leitores e comentaristas com um nome de família a mim tão familiar. Eh verdade que nem todos os Motas ai de Tauá ou do Ceará sejam parentes. Ou serão? Isso só se responde se formos a Portugal para verificarmos nossa árvore genealógica. Esse mundo está realmente ficando cada vez mais pequeno, pois eh uma grata surpreza me deparar com esse artigo sobre o livro da biografia de Joaquim de Sousa Bastos ou simplesmente ”O Sousa Mota”. Depois de tantos anos e hoje aqui em terras tao distantes eh realmente emocionante. Lembro quando o Sousa foi eleito prefeito pela primeira vez eu ainda estava aí. Não sei se houve reeleição pois mudei-me para o Rio de Janeiro. Eu Estudava na escola Fundamental Júlio Rego na época, num prédio bonitinho vizinho ao Armazém do Sousa Mota, que depois foi transferida para outro prédio novinho perto do aeroporto. Eu lembro que mesmo sendo prefeito o Sousa se dividia no final do expediente e no fim de semana ao seu business. Cheguei a ser ajudante lá aos sábados. Lembro dos funcionários como se fosse hoje, infelizmente não lembro os nomes. Evidentemente que jamais esquecerei o nome do saudoso Misael Cavalcante Mota (acho que era vice prefeito) gente finíssima que ia lá todos os sábados. Lembro também dos filhos, o Sousinha e Maninho, ainda crianças. Todos sempre bem vestidos e elegantes, pareciam uns príncipes. Lembro também de D. Leda, a primeira dama, que comandava o comércio na ausência do Sousa. D. Leda era discretíssima e ao mesmo tempo tímida. Mas percebia-se que ela tinha um caráter impecável. Apesar de ser a primeira dama não saia por ai atras de glamour ou sendo arrogante como era normal com outras intocáveis primeira damas. Eu como adolescente admirava a sua capacidade de dirigir tão bem. Pickups, caminhões e automóveis de luxo, naquela época dava gosto ver uma mulher dirigindo assim. Aprendi muito indo naquele comércio todos os sábados que era dia de feira. Oh my god! isso foi há mais de 30 anos. O Sr. Bastos era igualmente sério mas sempre acessível a todos e tratatava com todo respeito e carinho do mais humilde funcionário, aqueles que carregavam as sacas ao gerente do estabelecimento. Até a mim ele cumprimentava ahahah. Que eu saiba ele foi um bom prefeito e respeitado até pelos advsersários, muita gente que não votou nele me disse depois que ele tinha sido um ótimo prefeito. Então só  posso dizer parabéns pela iniciativa da autora (Anamélia Mota esse nome não me eh estranho) quem sabe poderei um dia adquirir o livro. Dito isso desejo “Long life and hapiness to Mr. and Mrs. Sousa Bastos and Family”.

Ver mais comentários sobre o Lançamento do Livro em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário