terça-feira, 19 de abril de 2011

***** ***** * MARRECAS: JESUS, MARIA E JOSÉ * ***** *****

SAGRADA FAMÍLIA: JESUS,  MARIA E JOSÉ

Aproxima-se a Festa Religiosa da Vila de Marrecas, distrito de Tauá, no estado do Ceará. Trago até aqui, o poema ESTEIO DA MINHA FÉ, e o soneto SÃO JOSÉ, de autoria do filólogo e poeta Aristóteles Bezerra (filho dos escritores Duarte Bezerra e Francisca Clotilde):

ESTEIO DE MINHA FÉ

Jesus, Maria e José
Trindade santa e sagrada,
Dá-nos tributos de Fé
A minha alma amargurada.

Trindade sagrada e santa,
Jesus, Maria e José,
A minha alma vos decanta
Nos seus arroubos de Fé.

Jesus, Maria e José
Três nomes santos, benditos,
Que fazem crescer a Fé
E dão consolo aos aflitos.

Jesus, Maria e José
Trindade santa e querida:
_ Esteio de minha Fé
_Amparo de minha vida.

Aristóteles Bezerra. Poemas de Fé e Saudade. Fortaleza: Gráfica Urânia, 1938: 23.

******
SÃO JOSÉ

Dês pequenino a minha devoção
A São José, excede a minha estima
E digo sempre: _ é teu meu coração
Favorece-o com a graça que o redima.

Se o pecado me arrasta a escravidão
De carne que pecando desatina
Recorro a ti. E além do teu perdão,
Nova Fé, meu espírito reanima.

E mais forte me julgo para a luta
Contra a vida terrena e dissoluta:
_ Identidade do homem pecador.

E de Jesus, o Pai nutrício, o Santo.
A quem meu coração estima tanto,
Nunca deixa de ser meu protetor.

Aristóteles Bezerra. Transfigurações. Fortaleza: Gráfica Urânia, 1937 p. 54.

Aristóteles Bezerra – Filho de Duarte Bezerra e de Francisca Clotilde, nasceu em Fortaleza no dia 19 de maio de 1895. Já aos treze anos de idade demonstrava forte pendor para as coisas intelectuais. Fez os primeiros estudos com sua mãe. Fundou em Aracati o jornalzinho O SOL, Transferindo-se para Fortaleza, estudou no Colégio Cearense e também lá chegando a ser professor. Continuou a interessar-se pelo periodismo, tendo figurado no corpo redacional de revistas e jornais literários.
No governo de Justiniano de Serpa, a convite de Lourenço Filho, Aristóteles Bezerra foi nomeado Inspetor Regional do Ensino em 1923, cujos conhecimentos aperfeiçoou nos assuntos de pedagogia. Publicou ainda os Ensaios: Religião e Ensino, 1927; Transfigurações, 1937; Poemas Fé e Saudade, 1938 e Princípios de Educação Moral e Cívica, 1940. Transferiu-se em 1942, para o Rio de Janeiro, passando a ocupar um cargo técnico do Ministério da Educação. Faleceu ali em 24 de dezembro de 1946.

Referência Bibliográfica:
MOTA. Anamélia Custódio. Francisca Clotilde: Uma Pioneira da Educação e da Literatura no Ceará. Canindé, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário