quinta-feira, 24 de março de 2011

ABOLICIONISMO POR SERAFINA PONTES

"Eram grandes amigas, e fraternas, a autora do Livro d'Alma (Serafina Pontes) e a polimorfa escritora cearense Francica Clotilde"
(Otacílio Colares)

Serafina Pontes, assim como Francisca Clotilde, estão nos Anais da História do Ceará como membros da Sociedade das Senhoras Libertadoras. Insisto, no resgate de produções dessas mulheres abolicionistas, pelas palavras de Francisca Clotilde: " tenho orgulho de ser cearense e gostaria de cantar aos quatro ventos as glórias imorredouras da minha terra". 

Viva o 25 de Março de 1884!

ABOLICIONISMO

Desde que Deus me concedeu
Pleno uso da razão
Eu amei a liberdade
De todo meu coração.
Fui sempre abolicionista
Via no escravagista
Um algoz da humanidade.
Voltei ódio ao preconceito
Que fez o homem sujeito
Vendido! Que impiedade!

Nunca pude habituar-me
Com tamanha barbaria
Mercar-se o gênero humano,
Não há maior tirania!
Sempre quando a Deus orava
Com fervor lhe suplicava
Que extinguisse o cativeiro,
E me sentia humilhada
Por ver tão aniquilada
Esta terra do cruzeiro.

Meu Deus concedei-me vida
Para ter a satisfação
De ver no Brasil extinta
A nódoa da escravidão
E tu, oh! escravocrata
Deixa de trocar por prata
O teu inditoso irmão!

PONTES. Serafina In: MOTA. Anamélia C. FRANCISCA CLOTILDE: Uma Pioneira da Educação e da Literatura no Ceará. Canindé, 2007, p.118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário