sexta-feira, 22 de julho de 2011

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO (Por Edgar Morin)

"Somos seres complexos: loucos e sábios ao mesmo tempo,
trabalhadores e lúdicos, empíricos e imaginativos,
consumistas e econômicos, poéticos e prosaicos". 
(Edgar Morin)


Vejamos quais são "OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO", segundo Morin:

"1º. Conhecer o que é conhecer, prestar atenção à cegueira do conhecimento – Ao conhecer o ser humano pode ser levado ao erro, à ilusão. É um risco que assume todo aquele que se coloca a caminho do conhecimento. Aprender que o próprio erro faz parte dessa busca. Existe muito conhecimento produzido pela nossa fantasia. Sem querer, mentimos para nós mesmos. Nossa memória falha. Daí a necessidade de um combate incessante pela lucidez.

2º. Conhecer o que é pertinente. Não aprender por aprender ou aprender qualquer coisa. Selecionar o que aprendemos. Aprender o global, o complexo, o contexto. Relacionar o todo com as partes. Superar as autonomias sujeito-objeto, qualidade-quantidade, razão-emoção, liberdade-determinação, essência-resistência, superar a racionalização, isto é a falsa racionalidade.

Ensinar a condição humana. O ser humano, na sua existência individual e cósmica, é tudo que devemos aprender. Conhecer o sentido das nossas vidas, a origem e o sentido do universo.

4º. Ensinar a identidade terrena. Nosso destino comum no planeta. Compartilhamos, com outros seres e coisas, a vida num planeta, n qual nosso destino é comum a todos os que fazem parte dele. Nossa identidade terrena nos liga ao destino cósmico, muito mais do que a uma sociedade. Educar para adquirirmos e aperfeiçoarmos nossa identidade e consciência terrena.

5º. Educar para enfrentar as incertezas. Aprender a navegar no oceano do imprevisto, do inesperado, do incerto. A incerteza faz parte da história humana. "O futuro permanece aberto e imprevisível", nos diz Morin. "O futuro é possibilidade", nos diz Freire.

6º. Ensinar a compreensão. O fim da comunicabilidade humana não é explorar o outro, tirar proveito dele, mas compreendê-lo melhor. Educar para superar a visão mercenária e capitalista de comunicar para manipular. Todos necessitamos de compreensão. Educação omnilateral, multicultural, integral. Comunicação não apenas racional, intelectiva, mas afetiva e emocional, intersubjetiva, disponível, aberta e reaprender sempre.

7º. Aprender a ética do gênero humano. O novo paradigma é a Terra. A Terra vista como uma única comunidade. A ética não se confunde com uma postura moral individual. Ela representa um comportamento novo em face de uma nova compreensão do ser humano como indivíduo/sociedade/espécie. Não tem sentido sermos inimigos uns dos outros, pois somos hóspedes de uma mesma Terra, cidadãos do mundo. A Terra é uma Mãe -Pátria comum".


Morin, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001. 

(Edgar Morin, francês, formado em Economia Política, História, Geografia e Direito, criador da Teoria da Complexidade)

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