quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO: LEIS, PLANOS, SABERES E PRÁTICAS

EDUCAÇÃO: LEIS PLANOS SABERES E PRÁTICAS

PREFÁCIO
Por José Medeiros

          Vivemos em um mundo globalizado, onde a cultura das grandes potências economicamente desenvolvidas sufocam e destroem as pequenas, impossibilitando uma educação em defesa da vida. Essas potências dominam os meios de comunicação de Massa e conseguem transmitirem os seus interesses (sempre lucrativos e dominantes), usando sempre as melhores técnicas e atingindo a todos.

          Pensar a educação neste contexto é se deparar com  frustrações e muitas vezes cair no pessimismo. Até porque muitos educadores, fruto deste mundo neoliberal, são obrigados a entrar no mundo educacional para sobreviver. Alguns, com sobrecarga de trabalho para completar o orçamento familiar. Outrossim, não podemos esquecer que a maioria dos educadores foi educada de forma “Bancária” e no Regime Militar, dificultando o seu desejo de promover uma educação democrática e participativa.
 
          A educadora Anamélia Mota, uma das mais bem conceituadas do Município de Tauá, inquieta com este contexto, sonha em proporcionar aos educadores uma nova visão e ao mesmo tempo uma nova proposta de atuação do educador em sala de aula, e na vida, visto que ela propõe neste trabalho a ultrapassagem das paredes da sala de aula.

         À medida que o  leitor for avançando e viajando pela leitura desta obra perceberá a riqueza de uma experiência profissional que sem dúvida se assemelhará  com a experiência de milhares de educadores e educadoras embora cada uma tenha uma singularidade na sua essência.

         A cada tema sugerido tido pela autora é introduzido com um pensamento de um grande escritor de nossa história, possibilitando uma reflexão por parte do leitor.

         A autora ainda propõe a cada leitor e especialmente ao educador que fizer uso desta obra, ultrapassar a visão do professor que se coloca na posição de achar que ensina algo a alguém, como se o educando fosse “uma tábua rasa”, e chegar a uma nova visão, onde a educação é vista como um processo onde educando e educador vão construindo juntos através da troca de experiências, vivências coletivas e individuais que vão se dando nos mais variados espaços sociais.

      Apresenta ainda propostas metodológicas e conta experiências vividas e concretas.

       Boa leitura e bom uso desta obra prima inédita! 
    Pe. José Medeiros da Silva

                                                                                                Tauá - CE, abril de 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário