terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BAILADO DAS ARTES DE FRANCISCA CLOTILDE

TEATRO DE BONECOS FRANCISCA CLOTILDE (HÉLIO SANTOS)

*****
Com o BAILADO DAS ARTES, Francisca Clotilde elege a Poesia, a Música, a Pintura, a  Dança, a Escultura, a Equitação, a Agricultura e a Imprensa, como as principais artes da Humanidade:
BAILADO DAS ARTES

CORO:  Representamos as Artes,
Sempre belas e primorosas,
Temos de todas as partes,
Homenagens fervorosas.

Do progresso universal,
Como seguros fatores,
Garantimos afinal
A glória aos conquistadores.

POESIA: Temos certo a primazia,
Atinjo a maior perfeição,
Sou a invencível poesia
Que domina o coração.

Traduzo com meu vigor
Toda graça e suavidade
Que têm os sonhos de amor
E as tristezas da saudade,

Representamos, etc.

MÚSICA: Afetos sublimizados,
Os mais ternos sentimentos
Expressam bem afinados
Os meu vários instrumentos.

Quer num tom alegre ou triste,
Só despertam simpatias,
E nada no mundo existe
Que me exceda as harmonias.

Representamos, etc.

PINTURA: Eu sou a alegre Pintura
Tenho graça e beleza,
Sou viva, sincera e pura
Amante da natureza.

Guardo as lembranças queridas
Em quadras de seleção,
Na minhas cores mais finas
Se compraz o coração.

Representamos, etc

ESCULTURA: Os vultos que sagra a História
Do meu cinzel o primor
Faz reviver para a glória
Cercados d’áureo esplendor.

Quem não conhece o meu nome?
Eu sou a bella escultura...
O tempo todo consome;
Mas minha força é segura.

Representamos, etc.

DANÇA:  Nos salões mais se aprimora
O encanto que em mim transluz
Sou festiva como a aurora,
Tenho graça, vida e luz.

Sou a dança que fascina
Em seus torneios variados,
Desde a galante menina
Aos jovens mais delicados.

Representamos, etc.

EQUITAÇÃO: Tenho igualmente um brasão
Na falange decantada,
O meu nome – Equitação –
Sou deveras apreciada.

Nas pistas e nas corridas
O jovem belo e garboso
Faz conquistas decididas
Ao meu influxo gracioso.

Representamos, etc

AGRICULTURA: Transformo a face da terra,
Mudando espinho em flores,
Quanta vida não decerra
O arado! Quantos primores!

A Agricultura bendita,
Igual é uma mina d’ ouro,
Produz riqueza infinita,
É um perfeito tesouro.

Representamos, etc.

IMPRENSA:  Nada pode resistir
Ao meu prestígio sem par,
Sou a imprensa...e de porvir
Eu sei a trilha aclarar.

Rompi as brumas... e radiosa,
Como uma estrella nos céos
Brilha nas trevas, ansiosa
Esgarça da noite os véus.

Representamos, etc.

CORO FINAL: Em bela e nobre falange
Seguimos trilho seguro,
Ninguém há que desarranje
As vitórias do futuro.

As Artes, sempre gloriosas,
Terão a maior influência
Nas conquistas mais honrosas
Nas lutas da inteligência!

(F. Clotilde. Revista A Estrella. Aracati, ed. de out/nov/dez de 1921).

Nenhum comentário:

Postar um comentário