sexta-feira, 2 de março de 2012

APRESENTAÇÃO DO LIVRO TROVAS E VERSOS BÍBLICOS


ANAMÈLIA CUSTÓDIO MOTA
Trici Clube de Tauá, 17/11/2011
Apresentando o livro de: AURÉLIO RODRIGUES DE LOIOLA
 
Meus senhores e minhas senhoras
Boa noite!


A mim me coube a grata satisfação da apresentação desta Obra Trovas e Versos Bíblicos (a décima sexta) do professor, escritor/poeta Aurélio Rodrigues de Loiola.


Trovas e Versos Bíblicos é de fácil e agradável leitura, escrita de maneira singela, está repleta de episódios inusitados e pitorescos do cotidiano da vida do autor.


Nos fala da família, dos amigos, de Tauá, de Maria Farinha. Do seminário, do Colégio Selesiano, de suas viagens: ao Ceará, à capital federal, a outros estados brasileiros e ao Exterior.


Logo no início o poeta Aurélio Loiola dedica versos a sua GENA e diz assim: “Te vejo todos os dias/ nas rosas do meu jardim/ entre sonhos e utopias/ te escolhi para mim”.


Da Família: ”O Valdemar é um herói/ sertanejo destemido/ nos Bezerros é o Patriarca/ um lutador aguerrido”.


Da Imprensa: 1. “A Flaviana radialista/ ligeirinha como um raio/ é uma mulher altruísta/ ao lado do seu Sampaio”.
2. “O mestre Radir é grande/ um homem batalhador/ Radialista nota dez/ trabalhando com amor”.
3. O Alverne é nota dez/ na cidade de Tauá/ radialista competente/ na Tricy do Idemar”.


Da Gratidão: “A gratidão é virtude/ de qualquer um ser cristão/ quem não tem essa atitude/ é pobre de coração”.


Por falar em gratidão, eis que trago o poema PADRE ODORICO DE ANDRADE:


“Padre Odorico de Andrade/ Foi um Santo Sacerdote/ Trinta anos em Tauá/ Para o povo um holofote.
Às vezes o acompanhava/ Em suas celebrações/ Com o bem ele sonhava/ E fazia bons sermões.
Ao sair do seminário/ Ele ficou muito triste/ Como Jesus no Calvário/ Para Deus sempre conquiste.
Meu preito de gratidão/ A este meu protetor/ Me mandou pro seminário/ Lhe sou grato e ao Senhor!


Aurélio enaltece o Ceará quando aborda o tema: Liberdade: “Berço da libertação/ do escravo brasileiro/ foi aqui em Redenção/ bravo Ceará é pioneiro”.


Grécia: A Grécia me encantou/ Pátria da filosofia/ Sócrates, Platão, Aristóteles/ Ricos de sabedoria”.
A segunda parte do livro POEMAS BÍBLICOS, o autor vai de Gêneses até o Novo Testamento. Quantas quadrinhas lindas!
“Eu amo o apóstolo Paulo/ doutrina, literatura/ Antes de Paulo era Saulo/sua poesia e cultura”.
Lucas 2: “ Preparai o caminho do Senhor”/ é a mensagem de São João Batista/ Feliz Natal, com muita paz e amor/ e que Deus nos sorria e nos assista!”.
Em estado de Êxtase finalizo citando outro grande poeta cearense:
“O que vale no Cavaleiro/ não é o seu destino/
de guerreiro imaginário. Ou qualquer feito extraordinário/
Sua lança, seu elmo, seu escudo.
O que vale antes de tudo/ não é o seu perene cavalgar/
por terras e por tempos/ com o ar louco e bisonho.
O que vale nele, invisível, vale - É o sonho!”
(Artur Eduardo Benevides)
Viva o Aurélio Loiola! Viva o nosso Tauá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário