terça-feira, 6 de março de 2012

FRANCISCA CLOTILDE SESQUICENTENÁRIO

FRANCISCA CLOTILDE

Há cento e cinquenta anos nascia em Tauá, Ceará, a menina Francisca Clotilde. Na adolescência perdeu a mãe, dona Ana Maria Castelo Branco. Foi aluna do Colégio Imaculada Conceição em Fortaleza. Foi professora na Escola Normal Pedro II, também em Fortaleza. Na mesma cidade fundou o Externato Santa Clotilde. Lecionou ainda nas cidades de Baturité e Aracati.

Poeta desde a tenra idade, com trabalhos esparsos em jornais e revistas da época.

Abolicionista participou da Sociedade das Senhoras Libertadoras na cidade de Fortaleza.

Jornalista escrevia sem se importar com o que poderia vir por parte dos poderosos.

Contista teve no ano de 1897 quarenta e dois contos publicados em brochura, cuja brochura é dedicada aos seus pais João Correia Lima e Ana Maria Castelo Branco. Esse trabalho teve teve como prefacista Tibúcio de Oliveira Cavalcante.

Política muito lutou pelos direitos dos menos favorecidos, inclusive pelos direitos das mulheres.

Dramaturgista escreveu inúmeras peças de teatro, desde monólogo, jogral e drama. Inicialmente essas peças eram apresentadas em sala de aula, posteriormente no teatro Santo Antônio, em Aracati, e por diversas vezes na cidade de Fortaleza.

Romancista foi a pioneira no Brasil a abordar o tão discutido tema: O Divórcio. O romance de sua autoria intitulado A DIVORCIADA, veio a público para o ano de 1902.

Faleceu na cidade de Aracati no ano de 1935.

No ano de 1952 a escritora  Stela Barbosa Araújo (ex aluna) a tomou para Patrona da Cadeira na qual viria a ter assento na Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.

(Trata-se de um esboço - texto a concluir)

2 comentários:

  1. Cheguei aqui em boa ocasião, Anamelia. Sabia um pouco sobre Francisca Clotilde. Quase todos os dias passo por uma escola municipal, em Fortaleza, que é "batizada" com seu ilustre nome.

    Deixei a resposta, à sua pergunta sobre a irmãs Oliveira Paiva, la na Cadeirinha de Arruar.

    Já estive em Tauá, em 2007, e fui conhecer o Cococi. Minha família, os ancestrais, tem uma ligação histórica com aquele sítio, quando emigrou para o Ceará, vinda do Rio Grande do Norte. Há uma postagem, sobre o assunto nas páginas do meu "blog"...

    Vou dar mais uma volta, por aqui, agora.
    O o outro blog,não vai ativar? Estou lá também, em seu painel de seguidores.

    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua participação. Notícia nova, o da Escola Municipal que leva o Nome de Francisca Clotilde. Que bom! Você pode fornecer o endereço?

      Infelizmeente eu ainda não conheço Cococi, a não ser por notícias, fotos e vídeos.

      Outro dia li seu blog, deve ter sido na busca por notícias de Cococi.

      Vindo ao Tauá, estarei à sua disposição.

      Abraço acadêmico

      Anamélia Mota.

      Excluir